sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A energia viva da Amazônia

A energia viva da Amazônia trata sobre seus ecossistemas, meio ambiente, sua biodiversidade e entre outros. Mais dentro desse assunto vou abordar as Anavilhanas.

Anavilhanas: É o segundo maior arquipélago fluvial do mundo com cerca de 400 ilhas, centenas de lagos, rios, igapós e igarapés ricos em espécies vegetais e animais, localizado no rio Negro, município de Novo Arião, no estado do Amazonas. O arquipélago está protegido pela legislação federal que criou a Estação Ecológica de Anavilhanas, com área de 350 mil hectares. De novembro a abril, período das cheias do rio Negro, metade das ilhas fica submersa e os animais se refugiam nas partes mais elevadas. Quando as águas baixam, as ilhas deixam à mostra praias e 90 quilômetros de canais que, como uma rede, entrecortam toda a região que é considerada como uma das mais belas paisagens fluviais do mundo. Anavilhanas encontra-se próxima ao Parque Nacional de Jaú, a maior reserva florestal da América do Sul, com 2,27 milhões de hectares, também banhada pelo rio Negro.
Detalhe: No período de seca, a descida das águas revela inúmeras praias de areias brancas e interessantes formações naturais de raízes e troncos.


Conclusão: O Arquipélago de Anavilhanas é uma área fascinante por causa da série de ilhas de florestas inundadas no Rio Negro de água preta. Com o aumento da infra-estrutura, o local poderá receber no futuro, grandes investimentos turísticos.
- Autora : Clara




Nenhum comentário:

Postar um comentário